O concurso que vai eleger a Rainha, a 1ª Princesa e a 2ª Princesa da 39ª edição da Fenarreco já começou a ganhar forma. As 15 escolhidas iniciaram oficialmente a preparação para o concurso, com o primeiro encontro realizado nesta segunda-feira (15), no hotel Monthez, em um café da manhã de integração. O momento contou com a presença do vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, além da equipe organizadora e a realeza atual da festa: a rainha Emili Almeida, Maria Eduarda Debatin e Camily Merizio.
A coordenação do concurso está a cargo da rainha da Fenarreco 2017 e Miss Brusque 2022, Shaiani Hodecker. Durante o encontro, ela apresentou os próximos passos da preparação. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecê-las melhor e já alinhar a agenda de atividades. Também trabalhamos a questão da comunicação e oratória, com a presença do professor Felipe Felipetti, além de iniciarmos algumas ações de mídia. Nesta semana ou na próxima, as meninas já estarão escolhendo os trajes típicos e começando os primeiros ensaios da dança germânica que será apresentada no concurso. A expectativa é muito grande: são 15 candidatas, todas muito bonitas e empenhadas. Nosso trabalho é aprimorar a desenvoltura delas, postura e oratória, para que estejam preparadas para representar com orgulho a nossa festa”, destacou.
A diretora-geral da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Juliana da Silva, destacou a importância deste período de preparação que se inicia.“É uma alegria receber essas meninas neste primeiro encontro do concurso da realeza da Fenarreco. Este momento marca o início de uma caminhada muito especial, até o grande dia em que vamos escolher a nova Rainha e duas Princesas. Quero parabenizar cada uma pela coragem, disposição e vontade de carregar no coração a história da nossa festa. Independentemente do resultado, esta experiência traz crescimento pessoal, novas amizades e a oportunidade de viver de perto a magia da Fenarreco”, afirmou.
As eleitas terão mandato de novembro de 2025 a outubro de 2026, representando oficialmente a Fenarreco e Brusque em eventos dentro e fora da cidade. Além de faixa e coroa, cada uma receberá R$ 2.000 por mês durante o período em que exercer a função.
A escolha da nova realeza da 39ª Fenarreco será realizada no dia 19 de outubro de 2025, às 18h30. Os jurados avaliarão beleza e simpatia, postura e desenvoltura na passarela e capacidade de comunicação. Cada candidata fará um discurso sobre a Fenarreco, história, cultura, turismo, economia ou arte de Brusque. As notas variam de cinco a dez, sem frações decimais.
O concurso conta com patrocínio da Urbanize Engenharia e Construção. Já a 38ª edição da festa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brusque, patrocínio de Havan, Komprão, ZM S.A, Irmãos Hort, Atlântica, Aradefe, Porto Franco e New Invest, e realização da Fundação Cultural de Brusque, Fundação de Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
